Bluetooth e Wi-Fitêm aplicações ligeiramente diferentes nos escritórios e casas de hoje, e durante movimento: configurando redes, imprimindo, ou até transferindo apresentações e arquivos de PDAs para computadores. Ambas são versões da tecnologia não licenciada Spread Spectrum (Tradução livre como "Espectro espalhado").
Bluetooth difere do Wi-Fi porque a última oferece alta potência de transmissão e cobre grandes distâncias, porém requer hardware mais caro e robusto com alto consumo de energia. Elas usam a mesma freqüência de transmissão, porém empregam esquemas de multiplexagem diferentes. Enquanto o Bluetooth é um substituto para o cabo em uma variedade de aplicações, o Wi-Fi é um substituto do cabo apenas para acesso à rede local.
Bluetooth
Existem vários produtos ativados por Bluetooth, como celulares, impressoras, modems e fones de ouvido sem fio. A tecnologia é útil quando é necessária transferência de informações entre dois ou mais dispositivos que estão perto um do outro ou em outras situações onde não é necessária alta taxa de transferência. O Bluetooth é comumente usado para transferir dados de áudio para/de celulares (por exemplo, com um fone sem fio) ou transferir dados entre computadores de bolso (transferência de arquivos).
Bluetooth simplifica a descoberta e configuração de serviços entre dispositivos. Os dispositivos Bluetooth anunciam todos os serviços que eles suportam e podem fornecer, e por isso, faz com que o uso de serviços seja simples pela falta da necessidade de configurar endereços de rede ou permissões como em outras tecnologias.
Wi-Fi
Wi-Fi é mais parecido com conexões Ethernet tradicionais, e requer configuração para instalar recursos compartilhados, transmitir arquivos, e configurar links de áudio (por exemplo, fones de ouvido e dispositivos hands-free). Essa tecnologia usa a mesma freqüência de transmissão que o Bluetooth, porém com alta potência, resultando em uma conexão de rádio mais forte. Wi-Fi é às vezes chamada de "Wireless Ethernet". Essa descrição é correta e também provê uma indicação da suas relativas forças e pontos fracos. Wi-Fi requer mais configurações, porém é melhor para operar redes de alta-escala pelo fato de suportar conexões rápidas e seguras e com melhor potência de transmissão e recepção da estação-base do que o Bluetooth.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui!